sábado, 27 de outubro de 2012

Planejamento



Escrevi esse texto porque na minha prática como coordenadora observo que os professores mais jovens precisam de uma orientação procedimental para planejar. Espero que possa ajudar efetivamente.                                                                                              
Stella Martins

Sugestão de procedimentos para planejamento das aulas

I. No início do ano:
Lista anual de conteúdos.
1. Escolher e listar os conteúdos de referência para o ano letivo a partir dos PCN,
2. Dividir a lista por período (bimestre, por exemplo).

II. No início do Período (bimestre):
Escolha dos critérios de avaliação, estratégias e avaliação.

1. Contar os dias letivos desse período considerando o número de aulas por semana,

2. Decidir o número de avaliações formais e estudos de meio para conhecer o número de aulas efetivas e marcar as datas no calendário,

3. Contar o número de aulas disponíveis para poder avaliar a possibilidade de conteúdos a serem ensinados. (reavaliar o conteúdo anual)

4. A cada conteúdo pensar quais os passos/requisitos necessários para que a aprendizagem daquele conteúdo se dê: (esses passos serão os critérios de avaliação).
Exemplo: Multiplicação (Para multiplicar é preciso) conhecer:
a. as ideias envolvidas nessa operação
b. o sistema de numeração decimal
c. somar
d. colocar os números adequadamente para operar (classe embaixo de classe, etc.)
5. Selecionar material (livros) para pesquisar conteúdos e estratégias.

6. Após essa decisão construir o material com diferentes estratégias e recursos, considerando as diferenças entre os alunos. É importante que as estratégias sejam diversificadas.
É fundamental que o professor ensine, (qualquer que seja a área):
a. leitura, interpretação de textos e como relacionar conteúdos,
b. etapas para trabalho individual e de grupo (como e onde  pesquisar,
c. uso de dicionário,
d. a área na atualidade/cotidiano.

7. Definir o contrato pedagógico ou socializar possíveis mudanças no anterior. Esse contrato informa o que deve acontecer na sala (evitar o que não deve) e orientar o aluno para que tenha o melhor resultado possível.
Explicar como deve ser o trabalho para o aluno obter o conceito máximo (MB).
O contrato contém:
a. os conteúdos,
b. os instrumentos de avaliação,
c. como deverão ser os registros no caderno,
d. rotina de trabalho.

8. Para avaliar: Escolha qual critério que pretende avaliar e produza uma estratégia que responda se o aluno aprendeu ou não aquele conteúdo.


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