Escrevi esse texto porque na minha prática como coordenadora observo que os professores mais jovens precisam de uma orientação procedimental para planejar. Espero que possa ajudar efetivamente.
Stella Martins
Sugestão de
procedimentos para planejamento das aulas
I. No início do ano:
Lista anual de
conteúdos.
1. Escolher e listar os conteúdos de
referência para o ano letivo a partir dos PCN,
2. Dividir a lista por período (bimestre,
por exemplo).
II. No início do Período (bimestre):
Escolha dos
critérios de avaliação, estratégias e avaliação.
1. Contar os dias letivos desse período
considerando o número de aulas por semana,
2. Decidir o número de avaliações formais
e estudos de meio para conhecer o número de aulas efetivas e marcar as datas no
calendário,
3. Contar o número de aulas disponíveis
para poder avaliar a possibilidade de conteúdos a serem ensinados. (reavaliar o
conteúdo anual)
4. A cada conteúdo pensar quais os
passos/requisitos necessários para que a aprendizagem daquele conteúdo se dê:
(esses passos serão os critérios de avaliação).
Exemplo:
Multiplicação (Para multiplicar é preciso) conhecer:
a. as ideias
envolvidas nessa operação
b. o sistema de
numeração decimal
c. somar
d. colocar os números
adequadamente para operar (classe embaixo de classe, etc.)
5. Selecionar material (livros) para
pesquisar conteúdos e estratégias.
6. Após essa decisão construir o material
com diferentes estratégias e recursos, considerando as diferenças entre os alunos.
É importante que as estratégias sejam diversificadas.
É fundamental que o professor ensine,
(qualquer que seja a área):
a. leitura, interpretação de textos e
como relacionar conteúdos,
b. etapas para trabalho individual e de
grupo (como e onde pesquisar,
c. uso de dicionário,
d. a área na atualidade/cotidiano.
7. Definir o contrato pedagógico ou
socializar possíveis mudanças no anterior. Esse contrato informa o que deve
acontecer na sala (evitar o que não deve) e orientar o aluno para que tenha o
melhor resultado possível.
Explicar como deve ser o trabalho para o
aluno obter o conceito máximo (MB).
O contrato contém:
a. os conteúdos,
b. os instrumentos de avaliação,
c. como deverão ser os registros no caderno,
d. rotina de trabalho.
8. Para avaliar:
Escolha qual critério que pretende avaliar e produza uma estratégia que
responda se o aluno aprendeu ou não aquele conteúdo.
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